Publicado por: JotaAntunes | 13 abril 2011

Fumar acelera o processo de envelhecimento- Por Dra. Lêda Villas Bôas



Foi-se o tempo em que o hábito de fumar estava ligado ao glamour e à sensualidade. Hoje as campanhas anti-fumantes são tão numerosas que aqueles que ainda têm este vício se sentem discriminados não só nos lugares fechados, como até numa mesa de bar com os amigos. Lógico, quem não fuma não quer se sentar ao lado de um fumante. E como se sentem os ex-fumantes com a proximidade do escravo do cigarro? E os prejuízos causados pelo fumo mesmo aos chamados fumantes passivos? Olhe-se no espelho e esqueça o cigarro!

“A pele fica com uma tonalidade acinzentada, sem brilho e manchada. Os dedos, unhas e dentes se tornam amarelados. Além dos prejuízos que trazem à saúde, “o cigarro e a vaidade não combinam, pois a nicotina provoca vaso-constricção, ou seja, diminui o calibre dos vasos e, conseqüentemente, a oxigenação das células, provocando menor fluxo do estrógeno, hormônio feminino que chega com dificuldade à pele por conta do déficit da irrigação”, explica a Dra. Lêda Villas Bôas.

O estrógeno atua na síntese do colágeno e da elastina, que melhoram a qualidade da pele. Sem eles, há uma grande perda da elasticidade e um aceleramento do processo de envelhecimento. “E se o fumante gosta também de se expor ao sol, os efeitos negativos se duplicam”, alerta a especialista em medicina estética.

A nicotina reduz também os níveis de vitamina A, um antioxidante que combate os radicais livres, e prejudica inclusive o processo de oxidação pós-cirúrgica, com riscos de necrose dos tecidos. Atualmente, para um fumante fazer uma cirurgia plástica necessita, pelo menos, quinze a trinta dias sem fumar.

E a libido, como é que fica? O hábito de fumar tem um efeito desestimulante para aqueles que não fumam, pois o hálito se torna desagradável e tem uma influência negativa sobre a atração sexual e a excitação. “A resistência física diminui bastante entre os fumantes, prejudicando assim os exercícios físicos necessários tanto para a beleza corporal, quanto para a saúde cardiovascular”, comenta a médica.

Apague o cigarro da sua vida! A circulação sanguínea se restabelecerá, as rugas podem ser melhoradas com um peeling, os dentes podem ser clareados com um gel e a sua libido agradecerá.

Dra. Lêda Villas Bôas – medicina estética CRM: 5252137-0

Dra. Lêda Villas Bôas

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: