Publicado por: JotaAntunes | 19 abril 2011

19 de abril- Dia do Índio




“Valorizar, preservar e apoiar essas nações indígenas, afinal, hoje em dia existem pouquíssimas nações com os brasileiros que teriam chegada a AMÈRICA também é assunto ainda polêmico: 12 mil, 38mil ou a 53mil anos, atrás? Ninguém sabe ao certo. Sabe- se apenas que aqui estavam.” Jotaantunes

História dos Índios Brasileiros
Fonte: http://www.funai.gov.br

A origem dos “índios” brasileiros ainda é um mistério para os estudiosos.
A teoria de que vieram pelo estreito de Bering continua sendo a mais aceita, apesar de já existirem muitas discordâncias.
Com “a chegada dos portugueses às terras brasileiras, os nativos pareciam nada menos que exóticos aos olhos de seu invasor”, que se assustou com os costumes “bárbaros” daquele povo que andava nu sem pudor e desconhecia a maior Instituição Européia até então: A Igreja católica.
Após 500 anos de convivência conflituosa, a figura do índio ainda parece distante da realidade do país.
Viu suas terras serem tomadas, dirigiu-se para as grandes metrópoles e vive hoje a realidade marginal de milhares de pessoas.
Episódios como o do índio pataxó Galdino Jesus, queimado vivo por jovens brasilienses, insistem em alongar a extensa lista de atos desrespeitosos direcionados às comunidades indígenas.
Dizimados aos montes também no passado, poucos restaram para contar e perpetuar à nebulosa e fantástica história desse povo.
Atualmente, a FUNAI (Fundação Nacional do Índio) luta junto ao Congresso Nacional para que os direitos dos índios sejam colocados em prática.
A demarcação das terras indígenas tomadas pelos colonizadores é uma das dívidas históricas em pauta.
A valorização da riqueza cultural dos índios é uma bandeira a ser levantada por toda a sociedade, já que costumes que fogem à memória dos povos que aqui chegaram mais tarde estão em jogo.
A população brasileira precisa aprender a respeitar uma cultura que não é a sua, pois só assim estaremos vivendo a livre expressão de pensamento que nossa tradição democrática tanto prega.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: