Publicado por: JotaAntunes | 22 agosto 2011

SOU CACIQUE, SOU MANGUEIRA



SOU CACIQUE, SOU MANGUEIRA

Jotaantunes

Por Jotaantunes

Foto:Jotaantunes

Um Domingo de inverno resolvi sair da Tijuca para ir ao CACIQUE DE RAMOS.

Estava sem ir ao CACIQUE há pelo menos cinco anos. Fiquei encantado com a nova quadra, revi bons amigos, ouvi e vi o melhor do samba raiz carioca.

UM POUCO DA HISTÓRIA DO CACIQUE DE RAMOS que, em 2012 terá como enredo o GRES ESTAÇÃO PRIMEIRA DE MANGUEIRA. Na verdade sua quadra fica no bairro de Olaria, na Zona Norte do Rio de Janeiro. Que diferença faz? EM 20 DE JANEIRO DE 1961, UM GRUPO DE AMIGOS FUNDOU O CACIQUE DE RAMOS.
Bira, seu eterno presidente, e outros bambas do samba criaram o Fundo de Quintal que originou do próprio bloco.
Beth Carvalho moradora da Zona Sul faz do bairro seu reduto de amigos com o passar dos anos se tornou madrinha do bloco. Foi uma geração de cantores e compositores como Almir Guineto, Jorge Aragão, Marquinhos Satã, Arlindo Cruz, Sombrinha, Jovelina Pérola Negra e Luiz Carlos da Vila e ainda, o famoso Zeca Pagodinho.
Hoje o CACIQUE DE RAMOS se dá ao luxo de ter em sua mesa a velha a meia e a nova guarda do samba que são a resistência do SAMBA RAIZ, oriundo do subúrbio da Cidade do Rio, que corre o Brasil e o mundo. E, continua chamar como diz a letra de uma das músicas alusivas ao bloco: “Vai lá, vai lá / Vai lá, vai lá no Cacique sambar”

Foto:Jotaantunes



Jotaantunes


Foto:Jotaantunes


Foto:Jotaantunes

Anúncios

Responses

  1. Ficamos felizes com sua presença, Jota. A família Caciqueana está espalhada pelo mundo e ficamos felizes com que os reencontros sejam frequentes. Esses dois últimos anos têm sido especiais para o Cacique, sendo que, ao completar 50 anos, foi agraciado com a homenagem prestada pela Mangueira, que o elegeu como enredo de seu desfile de carnaval para 2012. Bira Presidente e sua diretoria agradecem a todos que fazem do Cacique referência na defesa do samba, da tolerância, da reunião familiar e alegria!


Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Categorias

%d blogueiros gostam disto: